Rolou na Diário, Virou Comentário!

Rolou na Diário, Virou Comentário!

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Camilo discute relação diplomática com embaixador da China

O embaixador fez o convite para que o governador Camilo faça uma visita à Embaixada Chinesa, em Brasília, e posteriormente à China, acompanhado de empresários amapaenses

O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi e sua esposa, a embaixatriz Liu Min, foram recebidos nesta segunda-feira, 14, pelo governador do Estado, Camilo Capiberibe e a primeira-dama, Cláudia Camargo, no Palácio do Setentrião, onde encerraram a agenda diplomática que incluiu a intenção de intercâmbio comercial entre o Amapá e a China.
Eles estão no estado desde o domingo, 13, dando continuidade a uma série de visitas a cidades brasileiras, fortalecendo laços comerciais entre os países e estabelecendo parcerias por considerarem o Brasil um parceiro estratégico para a China, tanto comercial como politicamente.
Durante a reunião, que contou com a presença de alguns secretários, o embai-xador reconheceu que o Amapá tem muitos potenciais, incluindo o turístico, que podem ser um dos elos da parceria entre os dois países. O governador Camilo enalteceu a importância da visita que, futuramente, poderá proporcionar a celebração de cooperação técnica e de negócios para o desenvolvimento econômico do Amapá, Brasil e China.
O embaixador explicou que a China cresceu muito rápido economicamente nos últimos 30 anos, o que segundo ele, fez com que o país ultrapassasse os Estados Unidos em exportação para o Brasil desde 2009. "Em nível mundial, ultrapassamos a Alemanha e estamos atrás somente dos Estados Unidos", disse o diplomata. "O crescimento nos permite fazer cooperação e nessa visita, pudemos ver de perto as potencialidades de desenvolvimento e cooperação entre os dois países. Para a China, o Brasil é parceiro estratégico e o Amapá tem características próprias, como os recursos hídricos e potencial turístico, que podem ser uma das viabilidades de cooperação", afirmou o embaixador.
Para o governador Camilo, essa primeira visita trouxe a oportunidade de investimento da China no Amapá. "O embaixador mostrou interesse em investir, tanto que nos incluiu na agenda. Temos recursos na-turais e minerais com grande potencial de desenvolvimento responsável, baseado na sustentabilidade", disse o governador. Ele ressaltou ainda que o Amapá é consumidor do mercado chinês e que o governo tem interesse em fortalecer a parceria e discutir possibilidades de atrair investimentos da China para o Estado.
O Brasil e a China mantêm relações comerciais que resultaram somente em 2010, em negócios de U$ 12 bilhões e interesse dos chineses, que hoje têm a segunda maior economia internacional. As relações bilaterais econômico-social entre os países cresce cada vez mais, sendo que o Brasil tem sido o maior parceiro comercial da China na América Latina, e a China é um dos cinco destinos das importações brasileiras.
O embaixador fez o convite para que o governador Camilo faça uma visita à Embaixada Chinesa, em Brasília, e posteriormente à China, acompanhado de empresários amapaenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário