Rolou na Diário, Virou Comentário!

Rolou na Diário, Virou Comentário!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governador fortalece relação bilateral com a Guiana Francesa

Ao final da reunião, ficou acordada a realização de um novo encontro entre as autoridades brasileiras e francesas, a ser realizado no mês de maio

O governador Camilo Capiberibe esteve reunido na última semana com o prefeito da Guiana Francesa, Daniel Ferey, para estreitar relações na Fronteira. A inauguração da ponte binacional sobre o rio Oiapoque, que vai ligar o Amapá ao Platô das Guinas, tem previsão para o mês de Ju-lho deste ano.
O encontro, que ocorreu no gabinete do prefeito, em Cayenna, contou com a participação do secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, do diretor do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Júnior, da diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes e do secretário Geral da Região, Lionel Lemoine.
Na reunião foi discutido o andamento dos trabalhos do Conselho do Rio e da Comissão Mista Transfrontei-riça. "O Conselho do Rio é formado por um conjunto de pessoas que representam as comunidades do rio Oiapoque, e que cuidam da regularização de pequenas demandas", explicou o secretário geral da região da Guiana, Lionel Lemoine, ao informar que a Comissão Mista Transfronteiriça, é representada por membros de ministérios dos governos francês e brasileiro.
Nas discussões, foi levantada a possibilidade de ser colocado em prática os trabalhos do Conselho do Rio, que será subordinado a Oiapoque e São Jorge. "Sugerimos ao Itamaraty, mas não obtivemos respostas", relatou o prefeito da Guiana Francesa.
Ao ouvir o relato das autoridades francesas, o governador Camilo Capiberibe disse que, em decorrência da mudança de governo, serão feitas mudanças nos membros da comissão do lado brasileiro. "Vamos tomar providências, junto ao governo brasileiro, no sentido de colocarmos em prática a cooperação bilateral". Ao final da reunião, ficou acordada a rea-lização de um novo encontro entre as autoridades brasileiras e francesas, a ser realizado no mês de maio.
Campus binacional
Camilo participou na cidade de Caiena, na Guiana Francesa, da assinatura do protocolo de cooperação técnica-científica com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), a Universidade das Antilhas e Guiana (UAG) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que garante a construção do Campus Binacional, em Oiapoque.
O evento ocorreu no Campus Internacional de Montabo, e contou com a participação da ministra da Educação do Ensino Superior e Pesquisa da França, Valérie Pecresse, do presidente do IRD, Michel Laurent, do reitor da Unifap, José Tavares e do secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carva-lho.
A ideia do Campus Binacional do Oiapoque nasceu do Plano de Ação Franco-Brasileiro da declaração conjunta dos governos da França e do Brasil, assinado em São Jorge do Oiapoque, em 12 de fevereiro de 2008. Em sua fala, o governador Camilo Capiberibe disse que pretende firmar aproximação das instituições de pesquisas do Amapá com o IRD. "Futuramente, queremos integrar ao projeto outras instituições do Estado do Amapá, como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Fundação de Amparo a Pesquisa Tumucumaque", afirmou o governador. As obras do Campus Binacional estão previstas para iniciarem em março.
Povos indígenas
O governador também participou da abertura da XIX Assembleia dos Povos Indígenas de Oiapoque, realizada na aldeia do Manga, distante 24 quilômetros da sede do município. Acompanhado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, e do secretário de Povos Indígenas, Coaracy Maciel, ele ouviu os caciques e lideranças indígenas que falaram sobre os problemas das aldeias, principalmente relacionados à educação, BR-156 e energia elétrica.
No evento foi aberto um precedente na assembleia para que cada li-derança fizesse um relato ao governador Camilo e entregasse documentos relacionados à situação de cada aldeia.
O principal assunto tratado com o governador pelas lideranças foi o caso das aldeias localizadas ao longo da BR-156, trecho entre os municípios de Calçoene e Oiapoque, que são um dos motivos da paralisação das obras da BR. Aproximadamente, 10 aldeias estão com a situação indefinida em função da obra de asfaltamento da BR e os moradores não sabem qual será seu destino. Os indígenas querem resolver se as famílias serão indenizadas, realocadas ou se o governo dará outra opção.
PAC
De volta ao Amapá, o governador deu início as obras de ampliação e me-lhorias do sistema de esgotamento sanitário de Macapá. Os serviços, orçados em R$ 10.274.460,68, serão executados com recursos do Programa de Acele-ração do Crescimento (PAC), com contrapartida de 10% do valor proveniente do Estado. A ação, que gerará mais de 300 empregos diretos, revitalizará áreas onde vivem aproximadamente 32% da população da capital.
O objetivo é reabilitar a zona central e a expansão da rede coletora, beneficiando a população de quatro bairros de Macapá. De acordo com o governador do Amapá, as obras do PAC passaram por atrasos, devido à falta de projetos na gestão passada. "Esta obra fará com que o nosso sistema de esgoto funcione. Além de ser uma oportunidade de nós mostrarmos que temos competência para aplicar os recursos do PAC de forma correta no Amapá. Assim, poderemos buscar mais verbas, junto ao governo fede-ral, para a melhoria de vida do nosso povo", afirmou Camilo Capiberibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário