Rolou na Diário, Virou Comentário!

Rolou na Diário, Virou Comentário!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Oiapoque é a bola da vez

Oiapoque é a bola da vezAté o final deste ano os governos do Brasil e da França entregarão a obra da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque e a cidade faz planos para o turismo

Distante cerca de 600 quilômetros de Macapá, a cidade de Oiapoque quer mais do que ser lembrada sempre que alguém quer referir-se a grandeza do Brasil, que vai de Oiapoque ao Chuí, pois a cidade fronteiriça agora faz planos para sua expansão, organização e divulgação. Rema a favor dela o fato de que no próximo mês de dezembro os governos do Brasil e da França irão inaugurar uma ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, com reais possibilidades de incremento do turismo e, conseqüentemente, da economia local, que hoje é impulsionada pelo euro.
Segundo o eletrotécnico Miguel Batista Pereira, 62, que visirou a cidade recentemente, é visível o crescimento de Oiapoque, pois havia 14 anos que ele tinha estado lá. “Desta vez pude levar minha família junto e observamos que apesar da distância e o desconforto da viagem tem um pedaço do Brasil muito falado mais ainda desconhecido para muita gente”, disse o turista, que é natural de Juiz de Fora (MG).
Já o autônomo Estevão Guimarães, 41, que é representante comercial de uma empresa de iogurtes, de Poçoes de Caldas (MG) disse que fora os livros da escola praticamente não tinha visto ou lido nada sobre Oiapoque. “Para falar a verdade eu nem sabia que a gente podia atravessar um rio e estar num departamento francês”, disse, referindo-se a Saint George, a primeira cidade do lado da Guiana Francesa.
Morador de Oiapoque há cinco anos, o autônomo José Maria Souza Júnior, disse que assim que souberam da notícia da construção da ponte e da localização da cabeceira “brasileira”, distante cerca de dois quilômetros do Centro de Oiapoque, os moradores ensaiaram protestar. “As pessoas temiam que os carros nem parassem em nossa cidade, mas depois vimos que a cidade está se integrando a essa obra e quem quer que passe pela ponte terá que circular e visitar o comércio que a cada dia fica mais forte”, acrescenta o morador.
Oiapoque possui mais de 100 estabelecimentos cadastrados pelo Ministério do Turismo como sendo meios de hospedagem. Há ainda inúmeros restaurantes e uma frota razoável de táxis e moto-táxis. Tem ainda uma grande quantidade de pequenas embarcações para a travessia e passeios pelos rios da região, todos com corredeiras de tirar o fôlego. Oiapoque vale sim a viagem..

Nenhum comentário:

Postar um comentário