Rolou na Diário, Virou Comentário!

Rolou na Diário, Virou Comentário!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Governador fortalece relação bilateral com a Guiana Francesa

Ao final da reunião, ficou acordada a realização de um novo encontro entre as autoridades brasileiras e francesas, a ser realizado no mês de maio

O governador Camilo Capiberibe esteve reunido na última semana com o prefeito da Guiana Francesa, Daniel Ferey, para estreitar relações na Fronteira. A inauguração da ponte binacional sobre o rio Oiapoque, que vai ligar o Amapá ao Platô das Guinas, tem previsão para o mês de Ju-lho deste ano.
O encontro, que ocorreu no gabinete do prefeito, em Cayenna, contou com a participação do secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, do diretor do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Júnior, da diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes e do secretário Geral da Região, Lionel Lemoine.
Na reunião foi discutido o andamento dos trabalhos do Conselho do Rio e da Comissão Mista Transfrontei-riça. "O Conselho do Rio é formado por um conjunto de pessoas que representam as comunidades do rio Oiapoque, e que cuidam da regularização de pequenas demandas", explicou o secretário geral da região da Guiana, Lionel Lemoine, ao informar que a Comissão Mista Transfronteiriça, é representada por membros de ministérios dos governos francês e brasileiro.
Nas discussões, foi levantada a possibilidade de ser colocado em prática os trabalhos do Conselho do Rio, que será subordinado a Oiapoque e São Jorge. "Sugerimos ao Itamaraty, mas não obtivemos respostas", relatou o prefeito da Guiana Francesa.
Ao ouvir o relato das autoridades francesas, o governador Camilo Capiberibe disse que, em decorrência da mudança de governo, serão feitas mudanças nos membros da comissão do lado brasileiro. "Vamos tomar providências, junto ao governo brasileiro, no sentido de colocarmos em prática a cooperação bilateral". Ao final da reunião, ficou acordada a rea-lização de um novo encontro entre as autoridades brasileiras e francesas, a ser realizado no mês de maio.
Campus binacional
Camilo participou na cidade de Caiena, na Guiana Francesa, da assinatura do protocolo de cooperação técnica-científica com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IRD), a Universidade das Antilhas e Guiana (UAG) e a Universidade Federal do Amapá (Unifap), que garante a construção do Campus Binacional, em Oiapoque.
O evento ocorreu no Campus Internacional de Montabo, e contou com a participação da ministra da Educação do Ensino Superior e Pesquisa da França, Valérie Pecresse, do presidente do IRD, Michel Laurent, do reitor da Unifap, José Tavares e do secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carva-lho.
A ideia do Campus Binacional do Oiapoque nasceu do Plano de Ação Franco-Brasileiro da declaração conjunta dos governos da França e do Brasil, assinado em São Jorge do Oiapoque, em 12 de fevereiro de 2008. Em sua fala, o governador Camilo Capiberibe disse que pretende firmar aproximação das instituições de pesquisas do Amapá com o IRD. "Futuramente, queremos integrar ao projeto outras instituições do Estado do Amapá, como o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e a Fundação de Amparo a Pesquisa Tumucumaque", afirmou o governador. As obras do Campus Binacional estão previstas para iniciarem em março.
Povos indígenas
O governador também participou da abertura da XIX Assembleia dos Povos Indígenas de Oiapoque, realizada na aldeia do Manga, distante 24 quilômetros da sede do município. Acompanhado pelo secretário de Ciência e Tecnologia, Cláudio Carvalho, e do secretário de Povos Indígenas, Coaracy Maciel, ele ouviu os caciques e lideranças indígenas que falaram sobre os problemas das aldeias, principalmente relacionados à educação, BR-156 e energia elétrica.
No evento foi aberto um precedente na assembleia para que cada li-derança fizesse um relato ao governador Camilo e entregasse documentos relacionados à situação de cada aldeia.
O principal assunto tratado com o governador pelas lideranças foi o caso das aldeias localizadas ao longo da BR-156, trecho entre os municípios de Calçoene e Oiapoque, que são um dos motivos da paralisação das obras da BR. Aproximadamente, 10 aldeias estão com a situação indefinida em função da obra de asfaltamento da BR e os moradores não sabem qual será seu destino. Os indígenas querem resolver se as famílias serão indenizadas, realocadas ou se o governo dará outra opção.
PAC
De volta ao Amapá, o governador deu início as obras de ampliação e me-lhorias do sistema de esgotamento sanitário de Macapá. Os serviços, orçados em R$ 10.274.460,68, serão executados com recursos do Programa de Acele-ração do Crescimento (PAC), com contrapartida de 10% do valor proveniente do Estado. A ação, que gerará mais de 300 empregos diretos, revitalizará áreas onde vivem aproximadamente 32% da população da capital.
O objetivo é reabilitar a zona central e a expansão da rede coletora, beneficiando a população de quatro bairros de Macapá. De acordo com o governador do Amapá, as obras do PAC passaram por atrasos, devido à falta de projetos na gestão passada. "Esta obra fará com que o nosso sistema de esgoto funcione. Além de ser uma oportunidade de nós mostrarmos que temos competência para aplicar os recursos do PAC de forma correta no Amapá. Assim, poderemos buscar mais verbas, junto ao governo fede-ral, para a melhoria de vida do nosso povo", afirmou Camilo Capiberibe.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ganso tranquiliza torcida e nega que esteja deixando o Santos.

O meia Paulo Henrique Ganso, do Santos, divulgou nesta terça-feira, por intermédio de sua assessoria de imprensa, uma nota oficial afirmando que não está negociando sua saída do clube. Pelo contrário, ele garantiu que continua conversando com os dirigentes alvinegros para acertar um novo contrato. Seu vínculo atual vence em 2015, mas o camisa 10 acha que seu salários está defesado. Deseja ser equiparado às outras estrelas do elenco, como Neymar e Elano.
Na nota, Ganso não citou diretamente uma suposta proposta corintiana. O presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, havia dito na semana passada que o Grupo DIS, detentor de 45% dos direitos sobre o jogador, teria oferecido sua parte ao principal rival do Peixe. No entanto, Ganso afirma que a torcida santista pode ficar tranquila, dando a entender que ele não pretende jogar no Timão.
A novela da renovação do contrato de Paulo Henrique Ganso se arrasta desde agosto do ano passado, quando o clube conseguiu Neymar, que tinha uma proposta milionária do Chelsea, oferecendo um plano de carreira que permite ao camisa 11 ter um salário em nível europeu. Grande parte dos recursos para o pagamento do atacante vem de receitas pu-blicitárias: o Santos fica com 30%, Neymar, com 70%. Ganso não aceitou um contrato semelhante porque alega que pode fechar seus contratos de marketing por contra própria, sem precisar do Peixe. Ele quer um aumento simples, nada vinculado a propaganda.
Recentemente, o jogador concedeu uma entrevista coletiva em que cobrou o reajuste. Chegou a dizer que se sentia desrespeitado pelo clube. Essa manifestação aumentou demais a central de boatos sobre a saída do jogador na Vila Belmiro.
O meia santista sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo no dia 25 de agosto do ano passado, durante confronto contra o Grêmio. Operado, ele só voltará a jogar em março. É possível que ele esteja em campo no dia 2 de março, contra o Cerro Porteño-PAR, na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Grupo 5 da Taça Libertadores.


Após 'vestibular', Neymar diz que fama da Libertadores não o assusta
Não foram poucas as pancadas que Neymar levou no Pré-Olímpico, que terminou no domingo passado, com o título da Seleção Brasileira sub-20. Do primeiro ao último jogo, os adversários não alisaram. Argentinos e uruguaios principalmente. O garoto suportou tão bem que terminou a competição como arti-lheiro, com nove gols. Nenhum outro atacante brasileiro havia balançado as redes tantas vezes na competição.
Agora, a competição é outra. A Taça Libertadores tem fama de torneio pegado, duro, em que os adversários não fazem muita questão de mirar a bola. Neymar, porém, assegura que está pronto. Se o Pré-Olímpico, disputado contra equipes sul-americanas, foi um vestibular, foi aprovado com louvor.
- (No Pré-Olímpico) já deu para sentir que os caras pegam pesado mesmo. Não tem moleza. Mas não tem problema, não. É só jogar futebol - afirma.
Neymar garante que jamais vai mudar o seu estilo de jogo em função da violência de jogadores rivais.
- Vou continuar do mesmo jeito.

CBF marca amistoso do Brasil contra a Escócia no dia 27 de março

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta terça-feira, que o Brasil vai jogar contra a Escócia no pró-ximo dia 27 de março. A confirmação foi feita pelo site oficial da entidade, e o amistoso em questão será o segundo jogo do time de Mano Menezes em 2011.
O jogo acontecerá no Emirates Stadium, em Londres. A casa do Arsenal transformou-se, nos últimos anos, em uma espécie de casa também da seleção brasileira, que já disputou cinco jogos no local, erguido em 2006.
A estreia da seleção nesta temporada aconteceu na semana passada, contra a França. Em jogo marcado pela expulsão do meia Hernanes, o time foi derrotado por 1 a 0, na segunda derrota da era Mano Menezes - a primeira havia sido no ano passado, contra a Argentina.
O amistoso contra a Escócia é mais um jogo da seleção contra equipes de menor porte. Apesar dos discursos do treinador, que busca adversários de peso para testar sua renovação, o Brasil sob seu comando já enfrentou Estados Unidos, Ucrânia e Irã, além de Argentina e França, já citadas.
O calendário do Brasil para 2011, no entanto, ainda revela outros gigantes. Em junho, o time de Mano Menezes vai enfrentar a Holanda em território nacional. A cidade do amistoso em questão ainda não foi revelada.
O primeiro grande teste ocorrerá na sequência, na Argentina. O país vizinho sediará a Copa América de 2011, a primeira competição oficial a ser disputada pela atual

Oiapoque é a bola da vez

Oiapoque é a bola da vezAté o final deste ano os governos do Brasil e da França entregarão a obra da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque e a cidade faz planos para o turismo

Distante cerca de 600 quilômetros de Macapá, a cidade de Oiapoque quer mais do que ser lembrada sempre que alguém quer referir-se a grandeza do Brasil, que vai de Oiapoque ao Chuí, pois a cidade fronteiriça agora faz planos para sua expansão, organização e divulgação. Rema a favor dela o fato de que no próximo mês de dezembro os governos do Brasil e da França irão inaugurar uma ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, com reais possibilidades de incremento do turismo e, conseqüentemente, da economia local, que hoje é impulsionada pelo euro.
Segundo o eletrotécnico Miguel Batista Pereira, 62, que visirou a cidade recentemente, é visível o crescimento de Oiapoque, pois havia 14 anos que ele tinha estado lá. “Desta vez pude levar minha família junto e observamos que apesar da distância e o desconforto da viagem tem um pedaço do Brasil muito falado mais ainda desconhecido para muita gente”, disse o turista, que é natural de Juiz de Fora (MG).
Já o autônomo Estevão Guimarães, 41, que é representante comercial de uma empresa de iogurtes, de Poçoes de Caldas (MG) disse que fora os livros da escola praticamente não tinha visto ou lido nada sobre Oiapoque. “Para falar a verdade eu nem sabia que a gente podia atravessar um rio e estar num departamento francês”, disse, referindo-se a Saint George, a primeira cidade do lado da Guiana Francesa.
Morador de Oiapoque há cinco anos, o autônomo José Maria Souza Júnior, disse que assim que souberam da notícia da construção da ponte e da localização da cabeceira “brasileira”, distante cerca de dois quilômetros do Centro de Oiapoque, os moradores ensaiaram protestar. “As pessoas temiam que os carros nem parassem em nossa cidade, mas depois vimos que a cidade está se integrando a essa obra e quem quer que passe pela ponte terá que circular e visitar o comércio que a cada dia fica mais forte”, acrescenta o morador.
Oiapoque possui mais de 100 estabelecimentos cadastrados pelo Ministério do Turismo como sendo meios de hospedagem. Há ainda inúmeros restaurantes e uma frota razoável de táxis e moto-táxis. Tem ainda uma grande quantidade de pequenas embarcações para a travessia e passeios pelos rios da região, todos com corredeiras de tirar o fôlego. Oiapoque vale sim a viagem..

Reajuste maior do salário mínimo pressiona inflação, diz Mantega

O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta terça-feira que o descumprimento do acordo que prevê o reajuste do salário mínimo para R$ 545 pode sinalizar que novos acordos serão descumpridos e que haverá um descontrole nas despesas do governo.
Durante reunião da comissão geral da Câmera dos De-putados para discutir o aumento do mínimo, o ministro afirmou que o reajuste acima desse patamar pode levar a um aumento de um conjunto de despesas e pressionar a inflação.
"É muito ruim para todos que a gente descumpra o acordo. Significa que outros acordos podem não ser cumpridos", afirmou. De acordo com as contas do governo, cada real de aumento no salário mínimo tem um impacto nas contas públicas de R$ 300 milhões, o que significa que um salário de R$ 600 levaria a um crescimento das despesas de R$ 16,5 bi-lhões. "Não temos condições do ponto de vista fiscal de aumentar a despesa", afirmou. A proposta do governo é que o reajuste com base na inflação do ano anterior e no PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes seja mantido até 2015.
"É importante a implantação de uma política de longo prazo. O que estamos propondo é a garantia de que o salário mínimo terá uma correção todo ano", afirmou. O ministro lembrou que, em 2009, mesmo com a queda na arrecadação, o governo manteve o reajuste acordado.
"É justamente no ano de crise que o trabalhador mais precisa do respaldo de um salário maior", completou.

Projeto de Lei
A presidente Dilma Rousseff encaminhou na semana passada ao Congresso Nacional o projeto de lei que define o novo piso salarial. O governo já havia anunciado que, no documento, o valor é de R$ 545.
Três emendas devem ser apresentadas durante o debate sobre o assunto: uma de R$ 600, dos tucanos, uma de R$ 580, das centrais, e a de R$ 560 que seria fruto de um acordo entre partidos da oposição e setores do go-verno, como PDT e PV.
De forma a "furar a fila" de dez MPs (medidas provisórias) que trancam a pauta da Câmara, foi inserido no projeto de lei um artigo, sem qualquer relação com o mínimo, que "disciplina a representação fiscal para fins penais nos casos em que houve parcelamento de crédito tributário". Por se tratar de matéria tributária, o projeto ganha prioridade sobre as medidas provisórias.
O projeto levado ao Congresso engloba a política de va-lorização de "longo prazo" do salário. O mínimo será votado amanhã pelo Congresso.

Na ação um bandido trocou tiros com os policiais e acabou morto

Além dos quatro homens presos no bairro Cuba de Asfalto a polícia perseguiu um quinto suspeito. Ele foi identificado como Jailson da Costa Miranda, 29 anos. Segundo a polícia, Jailson era o mentor dos crimes. Assim que os policiais se aproximaram, Jailson fugiu correndo pelos fundos do barraco e se embrenhou na área de lago.
Ele conseguiu atravessar uma extensa faixa alagada até subir na ponte da Vila Miséria, localizada no bairro Nova Esperança. Os policiais seguiram na perseguição até conseguirem encurralá-lo em uma outra área alagada. Para tentar fugir ao cerco Jailson atirou contra os policiais. No revide o homem acabou alvejado. Ele foi socorrido e levado ao Hospital de Emergências (HE) onde deu entrada já cadáver.
O corpo foi removido para o Departamento Médico Legal (DML) da Polícia Técnico-Científica (Politec) onde passou por necropsia. Além disso, os peritos iriam realizar o exame residuográfico que atesta a presença de pólvora nas mãos. De acordo com o oficial PM Eliabe, a arma utilizada pelo suspeito - um revólver ca-libre 38, teria sido roubado da empresa de segurança LMS. A arma também foi periciada. Os policiais relataram que Jailson tinha uma extensa ficha criminal e que ele era bastante conhecido por seus crimes, principalmente, assaltos. Os supostos comparsas de Jailson foram apresentados pelos PM's na Seccional de Flagrantes pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, resistência à prisão e f
ormação de quadrilha.

Polícia prende suspeitos de cometer assaltos em série

Quatro homens e um garoto menor de idade foram presos na noite desta segunda-feira, 14, durante uma ação conjunta entre homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizado (BRPM) e do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM). Com base no relatório confeccionado pelo ASP. OF PM Eliabe, cujo teor está descrito no Boletim de Ocorrência (BO) nº R-12/89/2011, a operação iniciou depois que dois homens em uma motocicleta de cor verme-lho iniciaram uma onda de assaltos.
Por volta de 10h da manhã eles assaltaram um minibox no bairro Jesus de Nazaré. A partir daquele momento, outros assaltos praticados por elementos com as mesmas características foram registrados em estabelecimentos comerciais nos bairros Araxá, Buritizal e no centro onde eles assaltaram uma empresa de turismo. O oficial relatou que por volta de 18h uma denúncia anônima chegou até o Centro Integrado de Operações e Defesa Social (Ciodes).
O anônimo repassou as ca-racterísticas dos suspeitos dizendo que eles comemoravam supostamente os assaltos em uma casa localizada na passagem da 13 de setembro, área de ponte, no bairro Cuba de Asfalto. Os policiais agiram rápido e no local conseguiram prender os suspeitos. Na casa foram encontrados dez aparelhos celulares, jóias, dinheiro, e drogas, além da motocicleta de cor vermelho e os capacetes descritos pelas vítimas.
O material apreendido foi levado para a Seccional de Flagrantes do Pacoval onde os suspeitos de envolvimento foram apresentados. O menor foi encaminhado para a Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (DEIAE). As 23h os suspeitos foram entregues para a polícia judiciária, conforme despacho do oficial Eliabe. O delegado plantonista estava aguardando as testemunhas dos assaltos fa-zerem o reconhecimento na delegacia. Depois, ele deveria apurar a participação de cada um nos crimes.